quarta-feira, 10 de setembro de 2008

RESUMINDO " FREUD ALÉM DA ALMA "

O filme começa com uma mulher linda e jovem, consultando um médico a respeito de curar um homem por quem fora ela seduzida por seu intelecto, e desde que ela o recusou para além de conversas em que ela se sentia uma aprendiz motivada, ele passou a falar com a mesma à respeito de suicídio.
Então o médico o conheceu pessoalmente, e fora surpreendido por seu medo do ser humano. Parece aliás, que ele tem medo até do própio pensamento, e tal fato possa talvez ser exemplificado pelo fato que em um de seus livros, chamado Zarastutra, indica o personagem profeta,
O bem estar físico não é separado do social e do psicológico,
Primeiro foi o compositor, Richard Wagner, por quem fora traído, segundo ele, e depois,
Do lado de uma mulher de cabaré ele levanta-se da cama, segurando a cabeça, como quem tentando controlar-se, e bate com ela em um espelho, ocasionando sangue, o que leva o médico a ir curá-lo, percebendo ao seu lado
Sigmund Freud, amigo do médico, o aconselha a se abrir para ele, e conquistar, então, a confiança dele. Tal conselho ganha ao admitir que por algum motivo, curar ele, ele automaticamente se curaria.
E foi deste pensamento que surgiu a proposta do médico de interná-lo por um mês, para cuidar do corpo dele, em troca de ele cuidar da sua alma, que segundo ele, estava em desespero, pensando em suicídio.
O médico teoriza a Dr. Freud a idéia que desabafar cura, e na verdade Nietzche é um solitário que precisa desabafar sua angústia, e então, Dr. Freud pressupõe a idéia que o que se busca na verdade é a integração do inconsciente com o consciente.
Nietzche diz das queixas infelicidade generalizada, pensamentos hostis, auto-aversão, medo de envelhecer, medo de morrer, tendências suicídas.
E ele se sente distante de sua vida, preso em um mundo que não escolheu.
Dr. Breuer confessa que se apaixonou por uma paciente diagnosticada como histérica, e teve de dispensar de tratá-la, pois enquanto ela jogava baralho com a exposa dele, sua amiga, se jogou no chão e disse que esperava um filho do marido dela, o que causou espanto, fazendo-a proibí-la de ver sua paciente.
Nietzche, impondo pensamentos racionais à Dr. Breuer, o dá conselhos como: " Se quiser menos dor seja parte da massa "; '" se opta pelo crescimento, sabe que vai sofrer ", e o pensamento que foi mais de acordo com sua angústia atual, foi para se livrar de pensamentos de luxúria, julgando ficar pensando sexualmente em sua paciente um depósito de lixo em sua mente.
A moça por quem Nietzche se apaixonou foi procurar o Dr. Breuer, avisando que ele a escreveu cartas, como se fosse ela um monstro, e ele recusou-se à dar informações sobre ele, assegurando-se da garantia de ética profissional.

Parte 2

" Nos apaixonamos mais pelo desejo que pelo objeto desejado ": teoriza Nietzche sobre o que houve entre ele e a moça que, ao contrário de Dr. Breuer, ele repulsava o que sentia.
Quando ela foi procurá-lo na clínica de reabilitação, achou um carta dele falando à ela: " Adeus. A vida depois de você se tornou desgraça. Você causou estragos não só à mim mas à todos que me amaram. Espero que faça à Paul Rée o bem que não pode fazer à mim. "
Nietzche ao ser procurado por ela, concentrou-se em músicos imáginários de uma orquestra na qual ele era o maestro, e simplesmente ignorou-a.
Com a ajuda da hipnose de Sigmund Freud, Dr. Brauer repensou à respeito de seu desejo de provar da liberdade longe de sua exposa e filhos, e o fez concluir que fica mais feliz ao lado deles.
Lou Salomé, paixão de Nietzche, continou a se reunir com grandes mentas e fora consagrada uma analista.
Bertha, paixão de Dr. Brauer, por alguns subestimada como incapacitada, virou assistente social.
Ao Nietzche chorar, ele confessou sua solidão para o Dr. Brauer, e se admitiram amigos.
" Somos dois navios, cada qual com sua meta e seu curso ", conclui Nietzche, ao se separar do amigo dele, único de sua vida, embarcando para quente Itália, onde concluiu mais estudos filosóficos, desta vez, tendo feito o livro sobre o profeta que fora encontrar.
O filme retrata sobretudo a angústia humana, a cura pela fala, a luta das paixões doentias contra as razões e sentimentos que produzem alívio e sensação de consciência limpa, ao invés de culpa, e até mesmo nos faz repensarmos a respeito do real sentido da fé e de tudo que nos move.

Nenhum comentário: